arrow
aberto até as 22h

Acontece

diversos

De Olho nos Olhinhos

21 de setembro, das 10h às 22h

Ação de conscientização sobre os sinais e sintomas da Retinoblastoma

O projeto De Olho nos Olhinhos, é uma iniciativa de Daiana Garbin e Tiago Leifert, após sua filha Lua ser diagnosticada, aos 11 meses, com retinoblatoma já num estágio avançado da doença.

Trata-se de um câncer ocular, que segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano. Deste número, cerca de 15% são descobertos muito avançado, quando ja há metástase.

A campanha tem a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, que atinge crianças de 0 a 5 anos. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua.

A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado. "Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago.

Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.

Portanto no dia 21 de setembro (sábado), teremos uma mobilização nacional em que alguns shoppings da ALLOS vão receber um ambiente lúdico com profissionais que vão orientar pais e responsáveis referente a doença.

• Dia: 21 de setembro
• Horário: 10h às 22h
• Local: Alameda - Ao lado da Biscoitê
• Faixa etária: crianças de 0 a 5 anos
• Serviço gratuito

Salvar na agenda