10h às 22h
Livre
Neste Novembro Azul, realizaremos uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum no Brasil. Com diagnóstico precoce, a chance de cura pode chegar a 90%.
Pontos de Atenção
Sintomas a serem observados incluem frequência urinária elevada, fluxo fraco ou interrompido e vontade de urinar à noite. Também é importante ficar atento a sangue na urina ou no sêmen, dor nas regiões do quadril, costas, coxas e ombros, além de fraqueza ou dormência nas pernas e pés.
Formas de Prevenção
Homens devem realizar exames de rotina para detectar a doença em suas fases iniciais, quando ainda não há sintomas. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens comecem os exames aos 45 anos e para aqueles com histórico familiar ou homens negros, a partir dos 40 anos.
Tratamento
O tratamento varia conforme o tipo e o estágio do câncer, sendo avaliado individualmente. Muitos tumores de próstata crescem lentamente, levando a diagnósticos em idosos, especialmente em estágios iniciais, onde pode-se optar por vigilância ativa. Caso apresente algum sintoma, procure ajuda profissional e agende seus exames.