arrow

Detalhe

Moda

Estilo próprio, guarda-roupa cápsula, colorimetria e muito mais

Muitos fatores influenciam na escolha do que as pessoas vão vestir, seja praticidade, gosto, conforto, estilo. De certa forma, cada um tem o seu estilo pessoal e essa definição envolve autoconhecimento e principalmente o que se deseja transmitir para o mundo.

Hoje, existem profissionais especializados em ajudar o indivíduo a encontrar o seu próprio estilo, promovendo a busca pela imagem perfeita. A consultora de imagem e estilo Ana Vaz, atua na área há mais de 20 anos, e aqui ela trará algumas dicas de como você pode expressar o seu estilo de uma forma harmônica e que te valorize.

Começamos com o guarda-roupa, que mesmo cheio, muitas vezes vem aquela sensação de que não temos o que vestir. Isso acontece por existir um número grande de peças que não refletem mais o nosso estilo, que sim pode mudar com o tempo, e também por não conseguir combinar as peças que já possuímos entre si.

A resposta para esses problemas é a construção de cápsulas bem definidas dentro do seu guarda-roupa.

Guarda-roupa cápsula

Esse conceito traz a ideia de compor um guarda-roupa com poucas peças, porém com itens essenciais e atemporais. Para quem pensa que o termo surgiu recentemente se engana, pois quem o criou foi a estilista Susie Faux, ainda nos anos 1970.

O guarda-roupa minimalista, com peças neutras, não é uma regra. Deve-se considerar estilo e personalidade, desde que as peças combinem entre si. E é muito comum que com o guarda-roupa cápsula as pessoas tentem se definir e se encaixar em apenas um único estilo, quando na verdade um guarda-roupa pode ser composto por diversas cápsulas, que transitam junto com o indivíduo em seus mais variados "estilos e momentos".

O importante é que dentro de cada "cápsula" tenham roupas coringas que se conectam e se complementam. Para entender a ideia, imagine que o seu guarda-roupas precisa de, no mínimo, essas cápsulas:

- Cápsula trabalho

- Cápsula lazer/passeio

- Cápsula noite

- Cápsula exercícios físicos

Ah, e não para por aí. Você tem a possibilidade de unir e transitar pelas cápsulas tranquilamente, criando novas composições. Lembrando que não existe uma quantidade ou lista definida, o ideal é encontrar a sua essência e o que funciona para o seu dia a dia.

Colorimetria

Ainda dentro do universo da imagem pessoal e estilo, a colorimetria é uma ciência que auxilia no autoconhecimento por meio das cores. Cada pessoa tem uma cartela específica e isso impacta não apenas nas escolhas das cores das roupas, mas também no tom dos cabelos, maquiagem e todo o conjunto que envolve a imagem da pessoa.

Aprender e entender qual é a sua coloração pessoal, traz a valorização da aparência, realçam os traços e transmitem uma aparência leve e descansada. A análise é feita com tecidos coloridos que possuem as diferentes paletas de cores, que quando aproximados do rosto revelam quais cores combinam mais com cada indivíduo.

Tendências

A tendência é o que vai nortear o mercado e a preferência de consumo da sociedade. Para chegar a uma conclusão, são feitos estudos com consumidores e é através desses dados que se criam as novas coleções. Mesmo que cada loja tenha o seu estilo, assim como cada cliente que consome os produtos, elas também seguem uma tendência. 

Aqui no Parque Dom Pedro, temos uma variedade de opções de lojas para você garantir um guarda-roupa cápsula perfeito, dentro da sua cartela de cores e que ainda está dentro das tendências do mercado.

Para quem deseja mergulhar de cabeça na renovação no guarda-roupa, lojas como a Farm, Ashua, Shoulder, Cia Marítima, Osklen, Colcci, entre outras, possuem uma grande variedade de peças lindas e atemporais.

E para os homens, a Brookfield, Levi’s, Tommy Hilfiger, Reserva, Aramis, e mais, são ótimas para garantir looks que nunca saem de moda.

Esperamos que essas dicas te norteiem e te inspirem a realizar uma autoanálise para descobrir o seu melhor, dentro do seu estilo e daquilo que deseja expressar para o mundo.